Comunidade TTN de Lages/SC

O que é?

A comunidade TTN de Lages/SC, fundada pelo Prof. Robson Costa, coordenador do AgroTechLab (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias para o Agronegócio) do IFSC/Lages, é formada por pessoas e instituições que tenham como comum interesse a implantação e manutenção de uma rede LoRa/LoRaWAN aberta baseada na plataforma The Things Network -- TTN) na cidade de Lages/SC. Esta infraestrutura de comunicação colaborativa visa permitir que aplicações IoT que utilizem o protocolo LoRa/LoRaWAN e que estejam dentro da área de combertura em operação possam ter acesso à Internet sem a necessidade do pagamento de um plano de dados mensal, como ocorre comumente com soluções baseadas em telefonia móvel (ex.: 3G/4G) e até com algumas infraestruturas privadas do protocolo LoRa/LoRaWAN.

Além de auxiliar na implantação e na manutenção desta infraestrutura, a comunidade TTN também visa a divulgação da tecnologia LoRa/LoRaWAN, um dos principais protocolos LPWAN (Low Power WAN) utilizados para a criação de soluções IoT, tanto em ambientes agrícolas (foco do AgroTechLab) como em ambientes industriais e de cidades inteligentes (smartcities). A combinação de uma infraestrutura operacional gratuita com divulgações da tecnologia em eventos de pesquisa e inovação visa criar um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas soluções, seja através de instituições de ensino e pesquisa, como através de empresas e instituições públicas da região, trazendo assim maior competitividade ao ambiente inovador da Serra Catarinense.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa física ou jurídica (vinculada ao IFSC ou não) que deseje auxiliar na ampliação, manutenção e divulgação da rede TTN em Lages e na divulgação da tecnologia LoRa/LoRaWAN.

Como participar?

Pessoas físicas, podem solicitar ingresso gratuito na comunidade TTN/Lages através do seguinte link: https://www.thethingsnetwork.org/community/lages/. Após o seu cadastro na plataforma TTN e ingresso na Comunidade TTN/Lages, você terá acesso aos comunicados de eventos e novidades acerca da tecnologia LoRa/LoRaWAN e da rede TTN/Lages.

Chamada Pública

Chamada Pública para pessoas jurídicas (públicas ou privadas) participarem da expansão da rede TTN/Lages.