A comunidade TTN de Lages/SC, fundada pelo Prof. Robson Costa, coordenador do AgroTechLab (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias para o Agronegócio) do IFSC/Lages, é formada por pessoas e instituições que tenham como comum interesse a implantação e manutenção de uma rede LoRa/LoRaWAN aberta baseada na plataforma The Things Network -- TTN) na cidade de Lages/SC. Esta infraestrutura de comunicação colaborativa visa permitir que aplicações IoT que utilizem o protocolo LoRa/LoRaWAN e que estejam dentro da área de combertura em operação possam ter acesso à Internet sem a necessidade do pagamento de um plano de dados mensal, como ocorre comumente com soluções baseadas em telefonia móvel (ex.: 3G/4G) e até com algumas infraestruturas privadas do protocolo LoRa/LoRaWAN.
Além de auxiliar na implantação e na manutenção desta infraestrutura, a comunidade TTN também visa a divulgação da tecnologia LoRa/LoRaWAN, um dos principais protocolos LPWAN (Low Power WAN) utilizados para a criação de soluções IoT, tanto em ambientes agrícolas (foco do AgroTechLab) como em ambientes industriais e de cidades inteligentes (smartcities). A combinação de uma infraestrutura operacional gratuita com divulgações da tecnologia em eventos de pesquisa e inovação visa criar um ambiente fértil para o desenvolvimento de novas soluções, seja através de instituições de ensino e pesquisa, como através de empresas e instituições públicas da região, trazendo assim maior competitividade ao ambiente inovador da Serra Catarinense.
Qualquer pessoa física ou jurídica (vinculada ao IFSC ou não) que deseje auxiliar na ampliação, manutenção e divulgação da rede TTN em Lages e na divulgação da tecnologia LoRa/LoRaWAN.
Pessoas físicas, podem solicitar ingresso gratuito na comunidade TTN/Lages através do seguinte link: https://www.thethingsnetwork.org/community/lages/. Após o seu cadastro na plataforma TTN e ingresso na Comunidade TTN/Lages, você terá acesso aos comunicados de eventos e novidades acerca da tecnologia LoRa/LoRaWAN e da rede TTN/Lages.
Chamada Pública para pessoas jurídicas (públicas ou privadas) participarem da expansão da rede TTN/Lages.