Projeto AgroTech4All
Sistema de Monitoramento, Previsão e Alerta de Doenças Agrícolas

Resumo

O monitoramento de índices agrometeorológicos (dados da meteorologia + dados específicos da lavoura -- ex.: molhamento foliar) é uma atividade comum na agricultura. Tal atividade possibilita que o planejamento e acompanhamento das áreas cultivadas seja realizado de forma mais eficiente, resultando em um aumento de produtividade e qualidade bem como na redução de custos e prevenção de perdas.

No entanto, muitas vezes os dados utilizados para a realização deste monitoramento são obtidos a partir de estações agrometeorológicas que ficam distantes das áreas cultivadas. Como consequência, os microclimas monitorados pelas estações podem diferir dos microclimas existentes nas plantações. Isto pode resultar em uma tomada de decisão equivicada.

Neste contexto, o projeto AgroTech4All tem como objetivo criar um protótipo de arquitetura de software e hardware, a partir do conceito de Internet das Coisas, para auxiliar no monitoramento do microclima existente nas plantações. Além disso, com base nos dados coletados e em técnicas de Inteligência Artificial, o sistema visa realizar a previsão do surgimento de doenças de culturas específicas, com a uva e a maçã.